Treinamentos em Organização e Gestão de Documentos de Arquivos

CURSO Digitalização de Documentos

Este curso traz um direcionamento a ser seguido por todos aqueles que necessitam fazer com que os documentos da empresa à qual faz parte possam ser encontrados de forma rápida e eficiente, dentro de uma organização adequada às necessidades das empresas e atendendo às normas e legislação aplicadas a todo tipo documental existente hoje no meio empresarial. O curso tem como objetivo principal apresentar técnicas de digitalização de documentos que permita digitalizar arquivos empresariais de forma a acompanhar todo processo organizacional e funcional da empresa ou instituição. Muitas técnicas serão mostradas e você poderá, na medida em que avança no curso, aplicá-las todas ou individualmente, conforme a necessidade real de cada aluno.

Módulo 1

1.Introdução.

Princípios Gerais da Digitalização

2 Principais Soluções.

3.Necessidades das empresas que buscam a Digitalização de documentos.

Módulo 2

4.Preservação da informação digital.

5.Comparação microfilmagem e digitalização de documentos.

6. Digitalização de microfilmes.

7. Tipos de captura de documentos.

8. Componentes de uma solução de digitalização.

9. Tipos de Scanner.

10. Funções dos softwares de digitalização.

11. Scanner profissional X Scanner funcional.

12. Como escolher um Scanner profissional.

13.Fluxo de Documentos.

14. Principais Scanners do Mercado.

15. Principais Softwares de Digitalização de Documentos.

16. Softwares auxiliares: Contador de Página, Editores de PDF, Assinadores digitais.

Como Criar PDFs e Editar PDFs.

Como Utilizar o Contador de Imagens.

Como Assinar documentos digitalizados – digitalização certificada.

17. Softwares GED – gestão eletrônica de documentos.

Apresentação do GED ARX_Light

Apresentação de opções opensource

Leituras Sugeridas.

19. Links e Informações.

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CURSO Gestão Documental

Este curso traz um direcionamento a ser seguido por todos aqueles que necessitam fazer com que os documentos da empresa à qual faz parte possam ser encontrados de forma rápida e eficiente, dentro de uma organização adequada às necessidades das empresas e atendendo às normas e legislação aplicadas a todo tipo documental existente hoje no meio empresarial. O curso tem como objetivo principal apresentar técnicas de organização de arquivos e avaliação de documentos que permitam organizar e fazer toda a gestão documental de arquivos empresariais. Muitas técnicas serão mostradas e você poderá, na medida em que avança no curso, aplicá-las todas ou individualmente, conforme a necessidade real de cada aluno.

Módulo 1

1.Introdução à arquivos;

2.Conceito de Documentos e Informação;

Módulo 2

3.Princípios Arquivísticos;

4.Ciclo de Vida dos Documentos;

5.Lei de Acesso à Informação LAI;

Módulo 3

6.Importância dos Arquivos para as empresas;

7.Legislação básica de Arquivos no Brasil;

8.Conceitos de Gestão Documental;

9.Avaliação e eliminação de documentos;

Módulo 4

10.Conservação de Documentos;

11.Identificação e Armazenamento de Documentos.

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CURSO Organização de Arquivos

Este curso traz um direcionamento a ser seguido por todos aqueles que necessitam fazer com que os documentos da empresa à qual faz parte possam ser encontrados de forma rápida e eficiente, dentro de uma organização adequada às necessidades das empresas e atendendo às normas e legislação aplicadas a todo tipo documental existente hoje no meio empresarial. O curso tem como objetivo principal apresentar técnicas de organização de arquivos que permita organizar arquivos empresariais de forma a acompanhar todo processo organizacional e funcional da empresa ou instituição. Muitas técnicas serão mostradas e você poderá, na medida em que avança no curso, aplicá-las todas ou individualmente, conforme a necessidade real de cada aluno.

Módulo 1

1.Introdução à organização dos documentos

2.Elaboração de diagnóstico da situação dos arquivos;

Módulo 2

3.Levantamento da tipologia documental existente e os respectivos setores responsáveis pela documentação;

4.Triagem dos documentos;

5.Desenvolvimento de vocabulário controlado, visando padronização de títulos;

Módulo 3

6.Determinação da Tabela de Temporalidade;

7.Criação de métodos de arranjo para cada tipo de documento;

8.Expurgo dos documentos prescritos;

9.Etiquetação de caixas ;

Módulo 4

10.Organização do acervo nas estantes;

11.Indexação de documentos no sistema Gestor de Conteúdo e Conhecimento (ARX) e planilhamento.

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CURSO Como implantar um CEDOC Centro de Documentação

Este curso traz um direcionamento a ser seguido por todos aqueles que necessitam fazer com que os documentos da empresa à qual faz parte possam ser encontrados de forma rápida e eficiente, dentro de uma organização adequada às necessidades das empresas e atendendo às normas e legislação aplicadas a todo tipo documental existente hoje no meio empresarial. O curso tem como objetivo principal apresentar técnicas de de implantação de centros de documentação empresariais de forma a acompanhar todo processo organizacional e funcional da empresa ou instituição. A implantação de um Centro de Documentação CEDOC exige acima de tudo um bom planejamento. Iniciando pela determinação das pessoas que utilizarão as informações gerenciadas pelo CEDOC e quais são essas informações, sua forma de utilização, por qual prazo a informação deve estar acessível, sua forma de disponibilização se será em formato digital ou físico, quais os canais de comunicação e sistemas que irá gerenciar a comunicação e acesso às informações. Muitas técnicas serão mostradas e você poderá, na medida em que avança no curso, aplicá-las todas ou individualmente, conforme a necessidade real de cada aluno.

Módulo 1

1.Introdução à organização dos documentos

2.Elaboração de diagnóstico da situação dos arquivos;

3.Levantamento da pessoas;

Módulo 2

4.Levantamento da tipologia documental existente e os respectivos setores responsáveis pela documentação;

4.Triagem dos documentos;

5.Desenvolvimento de vocabulário controlado, visando padronização de títulos;

Módulo 3

6.Determinação da Tabela de Temporalidade;

7.Criação de métodos de arranjo para cada tipo de documento;

8.Expurgo dos documentos prescritos;

9.Etiquetação de caixas ;

10.Determinação da comunicação;

Módulo 4

11.Organização do acervo nas estantes;

12.Determinação do sistema de gestão dos documentos e comunicação;

13.Indexação de documentos no sistema Gestor de Conteúdo e Conhecimento (ARX) e planilhamento.

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In Company | Duração 3 dias.

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CURSO Organização de Arquivos Empresariais

Este curso traz um direcionamento a ser seguido por todos aqueles que necessitam fazer com que os documentos da empresa à qual faz parte possam ser encontrados de forma rápida e eficiente, dentro de uma organização adequada às necessidades das empresas e atendendo às normas e legislação aplicadas a todo tipo documental existente hoje no meio empresarial. O curso tem como objetivo principal apresentar técnicas de organização de arquivos que permita organizar arquivos empresariais de forma a acompanhar todo processo organizacional e funcional da empresa ou instituição. Muitas técnicas serão mostradas e você poderá, na medida em que avança no curso, aplicá-las todas ou individualmente, conforme a necessidade real de cada aluno.

Módulo 1

1.Introdução à organização dos documentos

2.Apresentação dos principais documentos administrativos e melhor arranjo

3.Apresentação dos principais documentos contábeis e melhor arranjo

4.Apresentação dos principais documentos de funcionários e melhor arranjo

5.Apresentação dos demais documentos de uma empresa e melhor arranjo

Módulo 2

6.Elaboração de diagnóstico da situação dos arquivos;

7.Levantamento da tipologia documental existente e os respectivos setores responsáveis pela documentação;

8.Triagem dos documentos;

9.Desenvolvimento de vocabulário controlado, visando padronização de títulos;

Módulo 3

10.Determinação da Tabela de Temporalidade;

11.Criação de métodos de arranjo para cada tipo de documento;

12.Expurgo dos documentos prescritos;

13.Etiquetação de caixas ;

Módulo 4

14.Organização do acervo nas estantes;

15.Indexação de documentos no sistema Gestor de Conteúdo e Conhecimento (ARX) e planilhamento.

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CURSO Organização de Prontuários Médicos

Este curso traz um direcionamento a ser seguido por todos aqueles que necessitam fazer com que os documentos da empresa à qual faz parte possam ser encontrados de forma rápida e eficiente, dentro de uma organização adequada às necessidades das empresas e atendendo às normas e legislação aplicadas a todo tipo documental existente hoje no meio empresarial. O curso tem como objetivo principal apresentar técnicas de organização de arquivos de hospitais e clínicas que permita organizar arquivos médicos de forma a acompanhar todo processo organizacional e funcional da instituição e garantam o acesso às informações em prazos da Lei de Acesso à informação. Muitas técnicas serão mostradas e você poderá, na medida em que avança no curso, aplicá-las todas ou individualmente, conforme a necessidade real de cada aluno.

Módulo 1

1.Introdução à organização dos documentos

2.Elaboração de diagnóstico da situação dos arquivos;

3.Apresentação da Lei de Acesso à informação;

Módulo 2

3.Metodologia de Organização;

4.Triagem dos documentos;

5.Desenvolvimento de vocabulário controlado, visando padronização de títulos;

Módulo 3

6.Determinação da Tabela de Temporalidade;

7.Criação de métodos de arranjo para o prontuário médico;

8.Importância do SAME e suas funções;

9.Identificação de documentos ;

Módulo 4

10.Organização do acervo nas estantes;

11.Indexação de documentos no sistema Gestor de Conteúdo e Conhecimento (ARX) e planilhamento.

12.Prontuário Eletrônico.

13.Principais sistemas de Prontuário Médico Eletrônico do mercado.

Esse curso é o mesmo ministrado por profissionais da Arquindex na FEDERASANTAS - Federação das Santas Casas, desde 2012 a Arquindex é a responsável por ministrar o curso de Gestão de Prontuário Médico a associados da FEDERASANTAS.

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